Communiqué Fondation Lilian Thuram en portugais

Ninguém nasce racista, as pessoas tornam-se racistas. Esta verdade é a pedra angular da Fundação Educação contra o Racismo. O racismo é uma construção intelectual e sobretudo política. Devemos nos conscientizar de que fomos condicionados pela História, ao longo das gerações, a nos considerarmos acima de tudo negros, brancos, magrebinos, asiáticos…

 

É importante compreender como nascem os nossos preconceitos para que possamos desconstruí-los.

 

É preciso que nossas sociedades integrem a noção de que a cor da pele, o gênero, a religião, a sexualidade de uma pessoa não determinam em nada sua inteligência, seu idioma, suas capacidades físicas, sua nacionalidade, aquilo que ela ama ou detesta. Cada um de nós é capaz de aprender tanto o melhor como o pior.

 

A questão da desigualdade dos sexos é eminentemente política. Este modelo desigual é a matriz de todos os outros regimes de desigualdade.

Françoise Héritier, membro do Comitê Científico da Fundação

 

Possuímos uma origem única : somos todos originários da África, nascidos há três milhões de anos, e isto deveria nos despertar para a fraternidade.

Yves Coppens, membro do Comitê Científico da Fundação

 

 

As ações da Fundação repousam na competência de seu Comitê Científico, composto por Françoise Héritier, antropóloga, Yves Coppens, paleantropólogo, Marie Rose Moro, psiquiatra de crianças e adolescentes, Doudou Diène, jurista, relator especial das Nações Unidas sobre as formas contemporâneas de racismo (2002-2008), Evelyne Heyer, geneticista de populações humanas, Ninian Hubert Van Blyenburgh, antropólogo e didata, Elisabeth Caillet, museóloga, Michel Wieviorka, sociólogo, Françoise Vergès, politólogo, Tzvetan Todorov, filósofo e historiador, Pierre Raynaud, engenheiro em desenvolvimento de políticas públicas, Carole Reynaud Paligot, historiadora, Pascal Brice, diplomata, Pascal Boniface, geopolitólogo, Pascal Blanchard, historiador, Patrick Estrade, psicólogo, André Magnin, curador de exposições.

 

Algumas das ações desenvolvidas desde a criação da Fundação em 2008 :

 

 

  • Intervenções em estabelecimentos de ensino fundamental, médio e universidades francesas e estrangeiras
  • Elaboração do livro As Minhas Estrelas Negras, de Lucy a Barack Obama, que recebeu o Preço Seligmann contra o racismo em 2010 (Ed. Philippe Rey, janeiro 2010, Ed.Points, maio 2011.) A obra foi publicada em espanhol em outubro de 2012 (Ara Llibres), em italiano em maio de 2013 (ADD Editore), em português em setembro de 2013 (Tinta da China). Uma versão inglesa está em preparação, assim como uma versão solidária para os países francófonos da África , Haiti e Madagascar com preço de venda máximo de 4,50 euros.
  • Adaptação de As Minhas Estrelas Negras em HQ pelas Editions Delcourt, com o primeiro volume previsto para 19 de março de 2014 : Nossa história.
  • Elaboração da ferramenta pedagógica Nous Autres, um programa multimídia de educação contra o racismo para os professores e alunos das classes de CM1 e CM2 (4a e 5a série), enviado gratuitamente às escolas mediante cadastramento no site: www.commandedvdnousautres.com/
  • Elaboração do Manifeste pour l’égalité [Manifesto para a igualdade] publicado em 7 de março de 2012 pela editora Autrement.
  • Realização, juntamente com Jean-Christophe Victor e ARTE, de dois episódios deo programa Le Dessous des cartes : Memória do racismo e Zoos humanos (março de 2012)
  • A curadoria geral (Lilian Thuram) e a co-curadoria científica (Pascal Blanchard) da exposição EXIBIÇÕES, a invenção do selvagem no Musée du Quai Branly, em Paris (29 de novembro de 2011 – 3 de junho de 2012) que recebeu 277 000 visitantes e o Globo de Cristal de melhor exposição do ano.
  • Participação na reflexão europeia para educação contra o racismo e as discriminações com o Conselho da Europa.
  • Apoio a manifestações contra as discriminações e em prol dos Direitos Humanos.
  • Conferências e debates.
  • Concepção do projeto de envergadura europeia ÊTRE HUMAIN [SER HUMANO] em parceria com a Cidade de Genebra e o Conselho da Europa (2015)
  • O desafio bianual Thuram em Seine-et-Marne, cuja última edição ocorreu em 25 de maio de 2013.

 

A Fundação conta com o apoio da CASDEN, da MGEN, da Fundação do FC Barcelona e de Lilian Thuram.

 

Bandeau des trois partenaires de la Fondation Lilian Thuram

 

Fondation Lilian Thuram – Éducation contre le racisme
Presidente : Lilian Thuram
Vice-Presidentes : Juan Campmany e Rafael Vila San Juan
Diretor : Lionel Gauthier
Contatoinfo@thuram.org
Março de 2014